terça-feira, 28 de julho de 2015

Sumo de laranja

Nós queríamos laranjas. A ideia era descascá-las, enfiá-las no liquidificador, carregar num botão e encher uma ou duas garrafas com sumo; guardar as garrafas no frigorífico e desfrutar de uma velhice descansada, nunca mais ter sede.

À beira da estrada, a tabuleta dizia "2kg = 1 euro; 5kg = 3 euros". Parámos. Saí do carro, as laranjas reluziam sobre a mesa improvisada, debaixo do guarda-sol gasto, mas não pude deixar de sentir uma certa angústia, como se alguma coisa não batesse certo. "Boa tarde", "boa tarde" respondeu a senhora também gasta. "Não quer levar antes um dos grandes?" e eu "mas isso não me sai mais caro?" - a temperatura desceu abruptamente estagnando nuns 34 graus: o ar arrefeceu quando a dúvida se instalou. A expressão intrigada e confusa da senhora colidiu metafisicamente com a minha sensação de que as Humanidades nunca me foram de grande serventia nas horas em que uma pessoa precisa de uma resposta rápida para para dar aos atrevimentos do destino.

"Levo um saco de dois quilos que o outro pesa muito e eu estou de férias" disse eu. Agora olho para o saco, vejo as laranjas ainda por descascar e sinto que tomei a decisão acertada.

1 comentário:

  1. É a tal 'estória' do leve 2 e pague 3...!!! Ou de alguma dificuldade com a aritmética ;-P

    ResponderEliminar